09/02/2021 às 13h25min - Atualizada em 09/02/2021 às 13h25min

Cardumes de peixes são vistos na praia central

Franciele Marcon
Diarinho

Moradores de edifícios da Barra Sul, em Balneário Camboriú, têm sido espectadores de lindos cardumes de peixes avistados na praia Central. A água está bastante clara, esverdeada, e os cardumes podem ser vistos de longe, do alto dos prédios da avenida Atlântica.

Um dos moradores que registrou a passagem de cardumes de peixes por Balneário foi o Junior Montovanelli. Ele garante que viu cardumes de manjubas. Júnior fez fotos e vídeos mostrando os peixinhos, que de longe parecem pontos pretos no mar, já que estão todos juntos.
Maria Heloisa Lenzi Furtado, secretária do Meio Ambiente, informou que os peixes foram vistos inclusive por funcionários da secretaria. “Os cardumes são vistos do alto dos prédios da Barra Sul, porque a água está muito clara e fica fácil de ver. São arraias e outros peixes não identificados”, explica.

A secretária conta que uma das servidoras do Meio Ambiente chegou a ir até a praia e ver de perto os peixinhos na água.

O professor Paulo Ricardo Schwingel explica que, pelo cardume denso que se formou no mar, como mostrado nas fotos, os peixes são sardinhas ou manjubas. “Se essas manchas têm movimento perpendicular à linha de praia, levadas pelas ondas, são algas. Mas se tem movimento para diferentes direções são sardinhas ou manjubas”, ensina o professor.

 

Águas fededorentas

Já no Pontal Norte, ao invés de peixe, os moradores flagram diariamente algas na areia da praia, que causam fedor e deixam um aspecto de sujeira à orla. “Esse absurdo está acontecendo todos os dias, já liguei na prefeitura e nada fizeram”, diz a moradora D.S..

A secretária de Meio Ambiente, Maria Heloisa Lenzi Furtado, explica que as manchas são as arribadas, que o municipio já fez um estudo com a Univali. "Foi identificado que este é um evento recorrente em Balneário há muitos anos, mas não se sabe o que causa o aumento das algas", explica.

 

As algas não causam danos à saúde, mas têm fedor, por estarem em decomposição, e os moradores não devem tomar banho no local em que elas aparecem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp