21/03/2020 às 08h19min - Atualizada em 21/03/2020 às 08h19min

Itajaí e Navegantes têm primeiros casos confirmados; SC chega a 40

DIARINHO

Itajaí e Navegantes registraram na sexta-feira os primeiros casos de coronavírus, engrossando a lista de 40 casos da doença confirmados em boletim do governo do Estado. De acordo com o governador Carlos Moisés, o avanço do contágio poderá passar dos 100 casos até segunda-feira, gerando uma demanda por leitos de UTI, considerando que cerca dos 10% dos doentes precisarão de cuidados intensivos pra se recuperar.
Em Itajaí, a doença foi confirmada num rapaz de 26 anos, morador de São Paulo, que chegou na cidade no dia 12 de março. Ela voltou pra São Paulo na terça-feira, mas circulou em Itajaí por quatro dias até sentir os sintomas, procurar o serviço de saúde e ser diagnosticado com o coronavírus no hospital Marieta Konder Bornhausen.
O rapaz está em isolamento domiciliar, em Sampa, e é monitorado pela Vigilância Epidemiológica. Ele veio pra Itaja de ônibus compartilhado, cujas viagens são oferecidas por meio de aplicativo. Até sexta-feira, além do primeiro caso confirmado, Itajaí tinha 56 casos suspeitos aguardando resultado de exames e outras 289 pessoas monitoradas em casa.

Navegantes na lista
Navegantes também teve o primeiro caso registrado. Trata-se de um morador do bairro Gravatá, que chegou dos Estados Unidos recentemente e fez a coleta de amostra no dia 16 março. O morador está em isolamento em casa e passa bem, sendo acompanhando pela secretaria de Saúde. Na cidade, são 10 casos suspeitos e 68 pessoas monitoradas sem os sintomas da doença.
Com a maior quantidade de casos na região, Balneário Camboriú segue com quatro confirmados e 65 suspeitos, entre 22 pacientes com sintomas e outros 43 sem sintomas. No país, o ministério da Saúde divulgou na sexta-feira 904 casos confirmados e 11 mortes de pacientes, todos idosos. Não são mais divulgados o número de pessoas com suspeitas da doença.



Além de 40 casos confirmados em Santa Catarina até sexta-feira, outros oito pacientes estavam internados no estado aguardando confirmação. No grupo estão quatro idosos e uma criança de cinco anos. Conforme a secretaria estadual de Saúde, a situação que é o contágio está afetando uma faixa de idade mais estendida no momento, sendo necessário manter as medidas de isolamento social.
O governador informou que o Lacen tem ainda 361 amostras de casos suspeitos em análise, que devem gerar mais confirmações neste fim de semana. “Se a gente seguir nessa métrica [de crescimento], lá pelo domingo ou segunda-feira, talvez tenhamos mais de 100 casos, daí a gente precisa mobilizar toda uma estrutura”, comentou na sexta-feira.
O governador também disse que não há nenhuma região do estado que já não haja a contaminação comunitária. O governador disse que o Estado tem um planejamento para enfrentar os dias duros que virão.
Conforme Carlos Moisés, o governo tem 48 leitos de UTI próprios ou credenciados aptos a atender casos de coronavírus, com a possibilidade de abrir 104 novos em até 20 dias. Ele destacou que a meta é chegar a 278 leitos de UTI.



 

Em Itajaí, a prefeitura conta exclusivamente com a UTI do hospital Marieta pros casos mais graves de coronavírus. De acordo com o secretário de Saúde, Emerson Duarte, dos 64 leitos da unidade, 40 devem ser destinados pra casos de coronavírus e o restante pras outras emergências.
Nas UPAs de Cordeiros e do CIS, o município tem dois respiradores mecânicos em cada unidade que poderão aliviar a demanda. Para atendimento de crianças, o hospital Pequeno Anjo tem oito leitos de UTI.
Em Balneário, além dos cinco leitos de UTIs instalados no centro de Acolhimento, a prefeitura disse que tem potencial pra abrir outros 10 específicos pra casos de coronavírus. Na rede privada, são 10 leitos no hospital da Unimed e outros 10 no hospital do Coração.

Cidades e casos 
confirmados em SC
Florianópolis 10
Rancho Queimado 2
São José 1
Balneário Camboriú 4
Itajaí 1
Navegantes 1
Joinville 3
Pomerode 1
Jaraguá do Sul 1
Imbituba 2
Braço do Norte 4
Tubarão 6
Criciúma 3
Chapecó 1
Total 40
Casos suspeitos 361

Navegantes abre seu centro de triagem segunda-feira


 

Serviço vai atender das 7h às 19h

O ginásio de Esporte Domingos Angelino Régis, em Navegantes, vai abrigar um centro de triagem pra pacientes com sintomas de coronavírus a partir de segunda-feira. O serviço vai atender diariamente das 7h às 19h.
Serão duas equipes formadas por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos em cada turno. Eles farão o cadastro das pessoas em uma tenda fora do ginásio e, conforme os sinais identificados, serão encaminhados pra atendimento médico dentro do ginásio ou mandados pra casa.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp